Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

História

A história das artes marciais é essencialmente uma tradição oral. 

Supõem-se que as artes marciais coreanas nativas tenham surgido durante o Período dos Três Reinos (18 aC - AD 668).

A escassa informação de que dispomos provém principalmente a partir de pinturas, artefatos coreanos e dois antigos manuscritos: O Samkuk Saki (Três Reinos História), escrito no século XII, e os Sambuk Yusa (Três Reinos Memorabilla), por escrito no século XIII. Antigos textos chineses e japoneses também fazem ocasional referência artes marciais coreanas.

Foi durante o Período dos Três Reinos, que duas notáveis classes de guerreiros surgiram: o SUNBI (bravo inteligente), e, mais tarde, o Hwa Rang (Flor da juventude). O Hwa Rang surgir no Reino Silla cerca de 550.

Além de serem guerreiros, esta classe estabeleceu um código de conduta moral elevada, bem como foram educados nas artes e outros conhecimentos da época. Eles foram mais tarde um instrumento importante para a unificação da Coréia. Supõe-se também que esta classe guerreira tenha influenciado o desenvolvimento do bushido japonês (caminho do guerreiro), um código de ética seguido pela classe guerreira japonesa. Esta precoce transmissão des artes marciais coreana pode ter ocorrido durante o Período dos Três Reinos, quando foi pela primeira vez exportado para o Japão a cultura coreana. Por exemplo, os arquitetos de Paekche  estavam fortemente envolvidas na proliferação de templos, que ocorreu no Japão durante o século VI. De fato, houve épocas durante o início da história do Japão em que haviam mais coreanos envolvidos em posições laicas e religiosas do que japoneses.

A península coreana foi pela primeira vez unificado em 668, quando o reino Silla conquistou Koguryo e Paekche.

Esta unificação teria passado por várias mudanças de governos até meados do século XX. Para os próximos 800 anos, as artes marciais coreanas passaram por vários períodos de avanço e declínio, dependendo do clima político prevalecente e as necessidades do povo.

  E-mail: fmhkd@fmhkd.com.br
Av. Abílio Machado, 3859 - 2º andar - Serrano
Belo Horizonte - MG - CEP: 30830-000
Tel.: (31) 3476-2758
HOME
A FEDERAÇÃO
QUEM SOMOS
DIRETORIA
HAPKIDO
HAPKIDO
HISTÓRIA
CRENÇAS FUNDAMENTAIS
FILOSOFIA
HAPKIDO INFANTIL
EVENTOS
NOTÍCIAS
FILIADOS
CONTATO